A estação de metrô de superfície Cidade Nova e a passarela de pedestres são implantadas na Av. Presidente Vargas, junto ao canal do mangue, no Rio de Janeiro.
A obra gera conexões urbanas em diversas escalas na cidade:
- Integração entre as duas linhas de metrô pré-existentes (linhas 1 e 2);
- Integração entre sistema metroviário e o sistema público de ônibus;
- Possibilidade futura de conexão com a estação rodoviária existente ao norte da estação.
- Travessia da Av. Presidente Vargas, interligando a Prefeitura à estação.
A passarela métálica é composta por três pares de estruturas em arco, que a sustentam através de tirantes. Os dois primeiros pares de arcos vencem cada um, sobre a avenida e o canal do Mangue, um vão de90 m. O terceiro, mais ao norte, vence um vão de40 metrossobre a via férrea.
O material e a forma das estruturas foram escolhidos com o intuito de:
- Vencer grandes vãos sem interferir com o dia a dia da avenida;
- Minimizar impactos no local no período das obras;
- Otimizar o tempo e tamanho do canteiro de obras, uma vez que as peças são usinadas e pré-pintadas;
- Ter altura suficiente para permitir passagem de carros alegóricos rumo ao sambódromo.
A passarela está situada em um importante eixo viário, sujeito a possíveis mudanças morfológicas. Ela dispõe, ao longo de seus138 metrosde extensão, diversos acessos às baias de ônibus da avenida por meio de escadas e elevadores. Estes acessos foram concebidos de maneira independente da estrutura principal para que sejam relocados se necessário.
O programa abrange as áreas operacionais do metrô (bloqueios, bilheterias e supervisão) e, ainda, áreas comerciais na forma de quiosques. A passarela é dotada de iluminação natural e ventilação por efeito chaminé. Seu fechamento lateral em vidro empresta transparência e leveza ao projeto, preservando o eixo de visão da Candelária.
A estação de metrô Cidade Nova é composta por três blocos: ao centro, o corpo estação; a oeste, salas técnicas que atendem a via; a leste, salas técnicas que atendem à estação.
O corpo principal é composto por três níveis, dois deles acessiveis ao público (mezanino e plataforma) e o terceiro, de acesso restrito, onde passam os canais de cabos e infraestrutura da estação.
A passarela de pedestres é interligada ao mezanino por onde é feito todo o acesso a estação. Neste nível estão localizados áreas operacionais, salas comerciais e primeiros socorros.
Um dos grandes desafios do projeto foi otimizar a área útil da estação no nível da plataforma central devido à sua implantação em área de densa malha ferroviária. O partido arquitetônico, portanto, priorizou uma solução que evitasse perda de área com estrutura, atirantando o mezanino aos arcos metálicos estruturais.